Filme sobre a auto-determinação

Dezembro 14, 2007 at 3:50 pm 11 comentários

Muitos jovens ainda não se pronunciaram sobre este assunto. Deixei ficar a palavra para cada um expressar a sua definição. Posteriormente publiquei um link para uma animação. Finalmente fica aqui um pequeno filme. Que vos sugere? Que lições tiram? Mudou a vossa forma de ver a liberdade e auto-determinação?

Aproveitem as férias de Natal para dedicar um pouco a este assunto. Depois do Ano Novo, vamos voltar ao tema.

Entry filed under: Animação, Jovens, Liberdade. Tags: .

Programa da Festa de Natal, Lama Feliz Natal

11 comentários Add your own

  • 1. marta21  |  Dezembro 14, 2007 às 11:14 pm

    Já tinha visto o filme… Tinha achado interessante… Agora relacionando com o tema está o puzzle a juntar-se… como já estamos de férias depois passo por cá para comentar o que acho que este filme tem em comum com o tema liberdade.

  • 2. marta21  |  Janeiro 18, 2008 às 11:06 pm

    Bem cá estou eu… Não tão cedo como desejava, mas vou deixar aqui o meu comentário…
    O trailer começa por dizer que temos de aproveitar os dias como que o que estamos a viver fosse o ultimo dia da nossa vida, aproveitando para fazer alguma coisa de extraordinário, ou seja, Carpe Diem.
    [Atreve-te a Fazer algo de extraordinário da tua vida] Esta é a proposta que nos é feita.

    [Quando pensares conhecer algo]
    [Deves vê-lo de maneira diferente]
    Devemos olhar constantemente as coisas de maneira diferente, para podermos ver novos pontos de vista, pois assim abrimos horizontes.

    [E tu tens coragem de seguir o teu caminho?]
    Por vezes a coragem prega-nos uma partida e não sentimos forças para seguir o nosso caminho, os nossos objectivos… mas de repente ela volta e sentimo-nos uns super poderosos para agarrar o futuro com toda a força. Eu penso que é isto que acontece comigo. E sim tenho coragem para seguir o meu caminho.

    [E tu… tens coragem de mostrares o que tu és?]
    Sim tenho, cada vez penso mais que não vale a pena mostrarmos quem queremos ser, mas sim devemos mostrar o que realmente somos sem medos e sem preconceitos.

    [E tu… Que pensas fazer com a tua vida?…]
    Esta é uma pergunta que é difícil responder, mas num futuro próximo quero tirar o meu curso e conseguir ter um emprego na minha área.
    No geral quero fazer com que a minha vida seja uma vida feliz, com vícios saudáveis, ter e poder dar amor a quem precise e viver com as pessoas que amo.

  • 3. ricardo  |  Janeiro 22, 2008 às 4:52 pm

    Eu fasso as minhas palavras as da marta ,nao tenho como fazer melhor….

  • 4. Daniel Helder(lama)  |  Janeiro 22, 2008 às 5:55 pm

    No filme achamos que por mais que tenhamos um objectivo a sem pre alguem contra aquelas pessoas que tentam ser felizes e se a pessoa tentar convenser os outros que e o seu melhor pode ser feliz e que essas pessoas realizem entre si esse seu desejo.

  • 5. diogo  |  Janeiro 23, 2008 às 7:41 pm

    como disse que escrevia um comentário acerca do filme… cá vai ele: concordo perfeitamente com a primeira frase realçada, porque se nós não virmos as coisas de manrira diferente nunca poderemos dizer que as conhecemos, tal como a Lua, à qual só vemos apenas uma face (dado que o seu periodo de rotação é igual ao seu periodo de translação). podemos nós afirmar que a conhecemos? não, apenas a face que está virada para nós…
    quanto à segunda, eu acho que quando tomo uma decisão ou defino um caminho a seguir batalho por ele ou por uma causa, embora ache muito importante ter apoio, não lutar sozinho. o mais complicado é, talvez tomar a decisão ou traçar o caminho…
    em relação à terceira, também penso ter coragem para tal, acho que tenho força para ser diferente perante os outros, para escolher a estrada menos pisada, para mostrar quem realmente sou. contudo, por vezes fraquejo ou adoeço…
    no futuro, penso completar o secundário e, talvez tirar um curso superior, relacionado com ciências para poder ajudar os bons a derrotar o mal e defender os indefesos. o meu objectivo é ser parecido ao que sou agora e morrer com o sentimento de missão cumprida. quero lutar pelas causas justas do mundo ao lado dos meus amigos para conquistar a vida eterna(na Terra)…
    QUEM ESTÁ COMIGO?… respondam…

  • 6. marta21  |  Janeiro 23, 2008 às 8:18 pm

    Penso que tens toda a razão quando dizes que queres morrer com o sentimento de missão cumprida esse também é o meu objectivo… Morrer sabendo que tudo o que queria fazer e o que tenha de ser feito foi comprido… Mas antes de morrermos ainda temos muito que fazer aqui na terra para que esse objectivo se possa realizar…

  • 7. José Sá  |  Janeiro 23, 2008 às 8:56 pm

    Diogo e todos os que estão contigo: esta é a missão que Deus tem para cada um de nós. Juntos, estamos todos com Deus. E Ele está sempre connosco… até ao fim dos tempo

  • 8. joana e antonio (lama)  |  Janeiro 24, 2008 às 9:57 pm

    Tens coragem de seguir teu caminho?
    Sim, acho que temos coragem de seguir nosso caminho porque é nele que nossa vida está em jogo, as vezes tenho um pouco de receio de não estar a escolher o melhor caminho…e depois não poder recuar…porque sei que vou ter sempre obstáculos em todas as escolhas q faça…mesmo que queira fugir deles. Eles vão sempre aparecer…de forma a que eu os consiga vencer…para que depois com eles poça crescer…

    E tu tens coragem de mostrar quem és?
    Tem dias que não quero ou é mais por ter medo. Talvez por causa das reacções das outras pessoas. Mas tens outros dias que mostro muito quem sou porque tenho confiança nas pessoas que me rodeiam.
    Uma vez que sou como sou graxas a todas as pessoas que estão há minha volta…e se me ensinam a ser assim…também elas devem ser. E se elas são porque não posso ser? Também tenho o direito de mostrar quem sou e do que sou capaz…

    Que pensas fazer da tua vida?

    Da mia vida penso fazer a felicidade porque sem ela acho que não vamos a lado nenhum. A felicidade é tudo que há nu mundo e sem ela não há amor, ficamos sós para sempre na escuridão, mas por outro lado, o q eu penso fazer é lutar por todos os meus sonhos… porque sem sonhos não somos ninguém… pretendo alcançar o melhor de mim…pretendo ser muito feliz… ter sempre os meus amigos ao meu lado..e nunca me sentir sozinha…e para no fim de tudo nos sentir-mos realizados…com todos os nossos objectivos cumpridos… se não forem todos os mais importantes…ser uma pessoa grande e cada vez maior… =]

    Joana Patrícia e António

  • 9.  |  Janeiro 24, 2008 às 11:34 pm

    Gostei muito que tivessem visto o visto e tivessem comentado. As reflexões até estão bem feitas. Mas permitam-me uma observação: gostaria que vocês fossem mais longe. As perguntas do filme é só para fazer pensar e chamar a atenção para alguns pormenores… o objectivo não era fazer um teste para responderem a perguntas.
    Quem pretender fazê-lo, e de uma forma mais diferente, pode voltar a fazê-lo… deixo-vos esta pergunta: vocês conhecem-se? O que será preciso para vocês terem uma vida plena? Como se pode aproveitar bem a vida? São capazes de enfrentar novos problemas com respostas novas, adaptando os conhecimentos e experiências que já possuem, ou pretendem resolver os problemas novos com soluções velhas?

  • 10. Conhecer-se «  |  Fevereiro 8, 2008 às 2:34 am

    […] alguém quer comentar a experiência? Será que esta dinâmica não estará retratada no primeiro filme sobre a auto-determinação? […]

  • 11. José Sá  |  Março 25, 2008 às 12:41 am

    Mais um comentário, desta vez no partilhar.
    http://partilhar.wordpress.com/2008/01/06/liberdade-2/#comment-2129

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Precisa de material multimédia?

É catequista? Precisa de recursos multimédia para apoio à catequese? Clique na separata "recursos multimédia" e fale connosco.

Estatística do Blog

  • 149,617 visitas
Dezembro 2007
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

