Projecto do grupo

Março 16, 2008 at 12:34 am 3 comentários

Qualquer grupo para subsistir, para amadurecer, deve, em primeiro lugar, conhecer-se, e aprender a interagir com os seus pares, com todos os valores inerentes: partilha, respeito, solidariedade, espírito crítico, sinceridade…  em resumo, o grupo precisa em primeiro lugar SER.

Mas precisa igualmente de FAZER, isto é, precisa de colocar a si mesmo objectivos que sejam claros, precisos e possíveis. São estes objectivos que vão dar sentido ao ser. São a operacionalização do SER.

Por isso, os encontros teriam esta dinâmica: 1 por mês seria de reflexão do grupo. Os outros de trabalho prático no projecto.

Conheço vários grupos cuja missão é: evangelizar pela música (exemplo, Sol Nascente, da Lama); evangelizar pelo teatro (TUPA, de Arnoso).

Ao grupo “Folhas livres” lancei este desafio: evangelizar pela multimédia. Num mundo tão informatizado como o nosso, a melhor forma de falar de Cristo e da sua missão, talvez seja o recurso ao audio-visual, isto é, à multimédia. O Youtube é um bom exemplo de um repositório de material deste género. No campo da religião, pouco existe. Porque não nos lançamos nesta tarefa? Dentro deste género, há um trabalho de grupo necessário: guionistas, produtores multimédia, produtores de áudio, narradores, e outras tarefas.

O Grupo de Sequeirô tem outros carismas, tal como a representação. Porque não desenvolver e até juntar o trabalho dos dois grupos?

Fica o desafio.  Pensem nisso. Aguardo a vossa posição…

Entry filed under: Dinâmica, Jovens. Tags: .

Inquérito Segunda oportunidade

3 comentários Add your own

  • 1. Luis Carlos  |  Março 17, 2008 às 9:36 pm

    Axo muito bem, o grupo de folhas livres ter um projecto em mente. Por min podem contar. Agora de juntar o grupo de sequeiro e o da lama, isso ja e preciso pensar melhor.

  • 2. José Sá  |  Março 17, 2008 às 10:37 pm

    Luis, não falei em juntar os grupos mas em juntar os projectos. Projectos diferentes, grupos diferentes, objectivo em comum. São capazes de imaginar?

  • 3. Cátia Costa  |  Março 22, 2008 às 6:51 pm

    Penso que é uma boa forma de fazer crescer o grupo, tanto na amizade como nos conhecimentos e termos um objectivo é mt bom mesmo.
    Por mim já esta aceite este desfio para o grupo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Precisa de material multimédia?

É catequista? Precisa de recursos multimédia para apoio à catequese? Clique na separata "recursos multimédia" e fale connosco.

Estatística do Blog

  • 148,619 visitas
Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d bloggers like this: