Menos Católicos

Março 31, 2008 at 7:49 pm 5 comentários

Igreja“Cidade do Vaticano, 29 Mar (Lusa) – O número de muçulmanos ultrapassa actualmente o de católicos, segundo o responsável pelo Anuário Pontifício, monsenhor Vittorio Formenti, em entrevista ao diário Osservatore Romano.
A situação, que monsenhor Formenti defende dever ser alvo de reflexão no seio da Igreja Católica, decorre do facto de 17,4 por cento da população mundial professar a religião católica, enquanto que o número de muçulmanos representa 19,2 por cento daquele universo”. (RTP)

Com certeza já ouviram esta notícia. Concordo que a Igreja deve reflectir. Mas esta reflexão tem de partir do diálogo com as pessoas. A Igreja precisa de mudar. Ouvimos muitas vezes. Deixem-me perguntar-vos, a vós, jovens: se mandassem na Igreja, que alterações faziam? Imaginem-se no papel de Papa durante uns dias, e têm carta branca para alterar o que quisessem. Por onde começavam? Qual o caminho a seguir? Espero ouvir as vossas opiniões…

Entry filed under: Igreja, Jovens. Tags: .

Obrigado… Queremos mais… Desafio “Folhas Livres”

5 comentários Add your own

  • 1. diogo(folhas livres)  |  Abril 8, 2008 às 5:12 pm

    para começar, acho que tornava a Igreja mais transparente e mais visível a todos, depois acabava com os luxos e com os sinais exteriores de riqueza do Vaticano e mostrava mais humildade e menos poder e prepotência…Também falava aos católicos mais vezes e defendia os mais, apelando mais à paz, à justiça, à igualdade, etc…Viajava mais para promover os ideais cristãos católicos e contactava mais com os crentes, apelava mais às pessoas para se unirem, para irem à igreja à missa, para que rezassem mais, cantassem…também promovia mais a união entre os cristãos em geral…
    Para começar acho que era isto que fazia e penso que dava logo outra imagem…

  • 2. diogo(folhas livres)  |  Maio 23, 2008 às 8:58 pm

    a Igreja tem de evoluir, de inovar, de criar, de motivar, de ser mais prática e menos teoria, menos regras, mais explicada e menos dogmática…mais viva e mais presente na mente das pessoas e, consequentemente nas suas vidas. Precisa de se dirigir mais aos jovens de ajudar mais quem precisa, de defender quem está sem protecção… Resumindo de ser mais cristã, mais católica de dar o exemplo a seguir de se tornar simples, próxima dos seus seguidores… de lutar, principalmente pela defesa da criação e de todos os seus seres: do PLANETA TERRA, que afinal de contas é a nossa CASA, o nosso LAR…

  • 3. diogo(folhas livres)  |  Junho 3, 2008 às 4:59 pm

    então?! Não têm nada a dizer acerca disto? Gostava de conhecer as vossas opiniões sobre este assunto, para poder criticar o que eu disse que achava e assim podermos aprender juntos algo sobre a Igreja e debater um pouco as nossas ideias e pensamentos… Eu sei que todos nós devemos ter opinião para discutir o tema..fico à ESPERA…

  • 4. José Sá  |  Junho 3, 2008 às 5:54 pm

    Eu também estou à espera. Vejo os jovens a dizer que a igreja não atrai. A Igreja somos todos. E é dentro dela, com amor, que devemos dizer o que pensamos, justificando as nossas opiniões. Caso contrário, não passam de caprichos.
    A Igreja precisa de mudar de linguagem. Precisa de lavar os ouvidos, para escutar. Precisa de mudar de lentes, para ver para além das aparências e ver pecado em tudo. A Igreja tem de trazer Deus para mais perto das pessoas. Colocar a Bíblia acima do Direito Canónico. O amor acima das leis.

  • 5. diogo(folhas livres)  |  Junho 3, 2008 às 9:49 pm

    é verdade, toda a gente critica, mas poucos apontam caminhos a seguir e tecem criticas construtivas acerca do que acham que está mal e que pode e deve mudar, para melhor…é que não é só dizer ma, é preciso indicar melhores caminhos, rumos novos, melhores, para tornar o nosso (e de todos os seres que o habitam) mundo melhor, cada vez melhor, tal como dizia Stuart Mil, a felicidade deve ser o fim das nossas acções e sempre a maior felicidade, ou o BEM MAIOR, que é superior ao interesse particular, pessoal…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Precisa de material multimédia?

É catequista? Precisa de recursos multimédia para apoio à catequese? Clique na separata "recursos multimédia" e fale connosco.

Estatística do Blog

  • 148,619 visitas
Março 2008
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d bloggers like this: